70% das empresas brasileiras estão migrando para a observabilidade full-stack

0

O último relatório da AppDynamics, "The Journey to Observability", revelou que 70% das organizações brasileiras já começaram sua transição para a Observabilidade Full-Stack, método que fornece visibilidade unificada em tempo real da disponibilidade e do desempenho em todas as áreas de TI.

A observabilidade full-stack é um método que fornece visibilidade unificada em tempo real da disponibilidade e do desempenho em todas as áreas de TI. Isso permite que as equipes de operações identifiquem problemas de maneira rápida e fácil e os corrijam antes de afetar o usuário final.

A pesquisa da empresa, uma fornecedora de soluções de analytics para desempenho de aplicações, mostra que 22% das empresas pretendem iniciar essa jornada nos próximos 12 meses. A pesquisa também mostra que 90% das organizações ao redor do mundo estarão no caminho para a Observabilidade Full-Stack em 2022.

A pesquisa constatou que muitas organizações já fizeram progressos significativos nesta transição. Metade (52%) das empresas brasileiras entrevistadas afirmam já estar em sua jornada em direção à Observabilidade Full-Stack, enquanto 24% estão nos primeiros passos e 22% estão preparadas para iniciar este processo.

Ainda sobre o Brasil, 90% dos profissionais brasileiros reconhecem que há mais trabalho a ser feito para implantar a observabilidade full-stack em suas organizações, e, em vez de se sentirem intimidados pelo tamanho do desafio à frente, estão determinados a alcançar seus objetivos e aproveitar o progresso que fizeram até o momento. Por aqui, 78% acreditam que a Observabilidade Full-Stack será transformadora para seus negócios.

E, embora a grande maioria das organizações ainda esteja nos estágios mais iniciais da transição para a Observabilidade Full-Stack, aquelas que fizeram progresso durante 2021 já relatam impacto positivo tanto dentro do departamento de TI quanto em toda a organização.

Cinco benefícios da Observabilidade Full-Stack

Estes são os cinco principais benefícios da Observabilidade Full-Stack nas empresas, segunda a AppDynamics:

Maior produtividade das equipes de TI

Com maior visibilidade de suas propriedades e domínios, se tornou mais fácil e rápido para as equipes de TI identificar anomalias, entender as principais causas dos problemas de TI e realizar as correções necessárias. As equipes vêm se livrando da constante pressão para resolver problemas de desempenho antes que afetem o usuário final, presente em quase todos os departamentos de TI nos últimos dois anos. Com isso, a produtividade aprimorada do departamento permite a descoberta de problemas antes que sejam notados pelo usuário.

Custos operacionais reduzidos

Fazer mais com menos é algo que os profissionais de TI fazem há muitos anos e continuarão fazendo por um bom tempo. Contudo, com equipes capazes de localizar, isolar e resolver problemas de desempenho mais rapidamente, as organizações não precisam alocar tantos recursos para tais processos manuais, maçantes e demorados. Com isso, os profissionais de TI podem se dedicar a processos que requerem mais atenção e habilidade.

Priorizar inovação com impacto nos negócios

Na medida em que as organizações começam a ter uma visão unificada da disponibilidade e do desempenho de TI e vincular esses dados aos KPIs de negócios, as equipes de TI começam a reconhecer quais problemas têm o potencial de causar mais estrago. Isso permite com que sejam priorizadas ações nos locais certos e avaliados os problemas com base em seu impacto potencial nos negócios.

Maior colaboração em toda a empresa

Com dados de desempenho mais unificados e insights sobre os resultados de negócios mais confiáveis, as equipes de TI começam a perceber os benefícios de ter uma única fonte de dados, em vez de trabalhar cada um com suas próprias ferramentas de monitoramento (desconectadas).

TI em atividades estratégicas

O resultado desses quatro benefícios é que os profissionais de TI têm mais tempo e espaço para se dedicar a prioridades estratégicas, inovadoras e que geram alto valor, como transformação digital acelerada e experiências digitais aprimoradas para clientes e funcionários. As equipes de TI podem se concentrar em trabalhos mais inovadores que realmente impulsionarão suas organizações.