Três etapas para ter o controle de seu ambiente ERP

0

Empresas de diversos setores utilizam sistemas ERP (Enterprise Resource Planning, ou Sistema de Gestão Integrado) para reunir dados a fim de planejar, alocar e implantar recursos em cadeias de suprimentos complexas. A exemplo, os clientes SAP já são responsáveis por 87% dos US$ 46 trilhões do comércio global, com um cenário de ambientes de TI cada vez mais complexos.

A visibilidade limitada em ambientes ERP e sua dependência de aplicações de terceiros tem sido um grande problema para muitas equipes de TI. E as consequências desses ambientes cada vez mais fragmentados são graves – como aumento do MTTR (mean time to resolution, ou tempo médio para resolução), que podem levar a interrupções de serviço, e, eventualmente, à perda de produtividade, receita e até mesmo de clientes.

A situação é desafiadora e é provável que a transição acelerada para as tecnologias nativas da nuvem dificulte ainda mais as coisas. Segundo o Gartner, as plataformas nativas da nuvem servirão como base para mais de 95% das novas iniciativas digitais até 2025.

Aplicações modernas nativas da nuvem são construídas em sistemas altamente distribuídos que dependem de milhares de contêineres e produzem um enorme volume de métricas, eventos, logs e traces (MELT) de telemetria por segundo e logo não demorará para que os profissionais se sintam completamente sobrecarregados. Com isso, profissionais de TI necessitam de um alto nível de visibilidade dentro desses ecossistemas e possibilidade de navegar entre esse enorme volume de dados para entender dependências por toda a pilha de TI.

Os profissionais que querem estar prontos para a assumir o controle de seu monitoramento de ERP precisam priorizar três etapas:

1. Visibilidade completa dos ambientes ERP

É muito importante gerar uma visibilidade profunda dos ambientes ERP para que as equipes de TI possam solucionar problemas relativamente menores antes que eles se tornem grandes.

Fundamentalmente, à medida que as interdependências entre as diferentes aplicações ERP se tornam mais complexas, as equipes de TI precisam de uma topografia abrangente de todo o cenário de TI.

Também é importante visualizar os dados de disponibilidade e desempenho por meio de painéis personalizados em tempo real para avaliar, por exemplo, servidores de aplicações, banco de dados sistemas e muito mais.

1. Informação em tempo real

As equipes de TI precisam ir além dos métodos trabalhosos para monitorar aplicações ERP ineficazes e que desgastam os profissionais. Isso significa encontrar uma solução de monitoramento que possa ingerir grandes volumes de dados dos complexos ambientes de negócios atuais e converter esses dados em insights significativos e acionáveis, com a ajuda de inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (ML).

As empresas devem procurar aproveitar a IA e o ML para avaliar proativamente a integridade das transações, bem como abordar problemas emergentes.

A detecção rápida de anomalias e o alerta automático e inteligente permitem que as equipes adotem uma abordagem estratégica para otimizar o desempenho do sistema de ERP, permitindo que as equipes dimensionem corretamente o investimento de recursos, como por exemplo em altos volumes de tráfego em eventos sazonais como compras de fim de ano, lançamentos de produtos e outras atividades comerciais.

1. Contexto de negócios para desempenho de sistemas ERP

As equipes de TI precisam ser capazes de conectar os dados de disponibilidade e desempenho com informações sobre dos negócios. Isso significa monitoramento em tempo real das métricas de integridade do sistema, juntamente com KPIs críticos de negócios como jornadas de transações, clientes e usuários. Isso permite que as empresas concentrem esforços e implantem recursos onde são mais necessários.

A mudança do monitoramento tradicional para a observabilidade é essencial. Muitas organizações já estão nessa jornada, reconhecendo a necessidade de uma solução que não apenas forneça total visibilidade e integração em todo o cenário das aplicações de ERP, mas que também vincule os resultados de negócios em tempo real.

Ao fazer essa transição para a observabilidade, as equipes de TI podem, finalmente, deixar para trás o estresse e o combate a incêndios que prevaleceram no monitoramento de sistemas de ERP nos últimos anos e focar em gerar valor.

Luiz Cristovão, Diretor da AppDynamics para o Brasil.